Amazonas Economia Manaus Municípios AM Municípios AM

Investimentos | “Todo mundo sai ganhando” – Prefeito de Careiro cria projeto que valoriza o agricultor familiar e alavanca economia do município

Manaus AM, 5 de julho de 2019

O Prefeito do Município de Careiro, localizado a mais de 10 KM de Manaus, Nathan Macena, no ano de 2017 através de um projeto criou a feira da agricultura familiar, com isso, o resultado seria o melhor, apostar na agricultura como incentivo econômico.

Foi realizada uma busca por meio de técnicos da secretaria e foram identificados mais de 80 famílias da região que produzem diferentes culturas, no entanto, não conseguiam escoar essa produção. Então, a Prefeitura criou o espaço para a comercialização desses produtos e também garantiu toda a logística para que os produtores possam tirar 100% da sua renda da feira, podendo ir a sede do Município duas vezes por semana.

As parcerias através da feira foram aumentando, inclusive com o Governo Federal, onde os produtores foram inseridos em programas como o de aquisição de alimentos para a merenda escolar, o PAA.

Em 2018, a Prefeitura trabalhou o PAA, por meio do Governo do Estado e assegurou a firmação de um convênio com o Executivo Federal, possuindo atualmente, seu próprio programa de aquisição de alimentos, o PAA Municipal, que é uma das principais fontes de emprego e renda do Município.

Na última sexta-feira (28), o prefeito Nathan Macena, acompanhado da equipe técnica da Secretaria de agricultura, conversou com os mais de 30 produtores que farão no dia 19 de julho a entrega de mais de duas toneladas de alimentos, entre, ovos, hortaliças, legumes e afins.

“Focar no setor primário, torná-lo eixo dessa engrenagem de desenvolvimento é sem duvida, tornar realidade a expansão de nosso interior”, declarou o prefeito.

Em 2018, somente a feita da agricultura familiar foi responsável pela geração de mais R$ 800.000,00. Dinheiro esse distribuído 90% no Município. Uma única família, faturou aproximadamente 23.000 em apenas um ano, produzindo, ampliando e comercializando e o q antes era apenas para alimentação da família, hoje representa uma boa fatia da economia local.

Foto: Divulgação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Redação por Isso é Amazonas.