Amazonas

Polícia| “Cidade das trevas” – Operação conjunta das forças de segurança do Estado desarticula grupo criminoso que controlava a venda de imóveis em regiões periféricas.


Manaus-AM, 15 de Maio de 2019.

 

Na última terça-feira (14) a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) deu início a “Operação Cidade das Trevas”, que investiga o tráfico de drogas, venda ilegal de terrenos e formação de grupos criminosos em invasões na Zona Oeste e Norte de Manaus.

A operação rendeu a prisão de 9 indivíduos, 7 veículos, 30 aparelhos celulares, R$16,1 mil em espécie sem declaração de origem e uma grande quantidade de documentos relacionados a vendas de imoveis; um homem que foi preso e identificado como Reginaldo Soriano (Baiaca), foi apontado com um dos principais líderes do grupo criminoso, com forte influência e vinculo com facções criminosas, além de já possuir registros de crimes envolvendo tráfico de drogas e estelionato.

Nos locais os policiais encontraram diversas “barricadas”, postas intencionalmente para dificultar a entrada de viaturas policiais no local; “As milícias estão sendo investigadas desde o início de janeiro e hoje viemos com uma ocupação pesada para pacificar a comunidade, retirar os líderes das milícias. Mas as investigações vão continuar”, disse o Secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates.

O Delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos informou que, a principal fonte de renda do grupo criminoso envolve a comercialização de imóveis;  “Eles alugam, obrigam a pessoa a pagar, quando falha o pagamento, eles expulsam ou ameaçam de morte. Eles também obrigam a participar de tráfico de drogas. Eles têm um grupo para fazer esse trabalho de ameaçar e matar”, disse o Delegado.

As investigações estimam que pelo meno 5 mil pessoas moram e eram exploradas na região que era controlada pelo grupo que recebe ordens também de lideres de facções que estão reclusos em unidades prisionais.

“Essa é só a primeira fase de várias. A gente sabe que os líderes estão nos presídios e dão ordem para esses, que são o segundo escalão. A gente que estuda o crime organizado percebe que o início das milícias é quando a gente consegue eliminar com mais vigor e é isso que estamos fazendo, para evitar que ocorra aqui como acontece no Rio de Janeiro”, relatou o Delegado Sinval Barroso, DRCO.

#CIDADEDASTREVAS | Integrantes de um grupo criminoso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, venda ilegal de terrenos e formação de milícia nas invasões Cidade das Luzes, no Tarumã, zona oeste, e Buritizal, no Nova Cidade, zona norte, foram presos nesta terça-feira (14/05) durante a operação “Cidade das Trevas”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A ação é fruto de investigação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil, e resultou na prisão de nove pessoas.Acompanhe ao vivo a entrevista coletiva sobre a Operação.

Publicado por Secretaria de Segurança Pública do Amazonas em Terça-feira, 14 de maio de 2019


Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Imagem: Divulgação

Redação: Fabrício Alexandre – Isso é Amazonas