Amazonas Manaus

Capacitação | Inscrições abertas para curso gratuito de Formação em Filosofia de Polícia Comunitária da SSP-AM

Manaus | Quinta-feira


Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Formação Comunitária em Filosofia de Polícia Comunitária, promovido pela Ouvidoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O curso tem o objetivo de capacitar comunitários para atuarem nos Conselhos Comunitários de Segurança, estabelecendo uma parceria entre as instituições policiais e a sociedade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de março nos 30 Distritos Integrados de Polícia espalhados por todas as zonas geográficas de Manaus ou por meio dos e-mails: ouvidoriadeseguranca.sspam@gmail.com e ouvidoriadeseguranca@ssp.am.gov.br. No ato da inscrição, o cidadão deve estar com os documentos pessoais em mãos (RG e CPF). A programação ocorrerá, a partir das 13h, entre os dias 12 e 17 de março, em escolas estaduais da capital.

A ação é uma determinação do governador Amazonino Mendes e coordenada pelo vice-governador e Secretário de Segurança, Bosco Saraiva. O projeto contará com os gestores do sistema de segurança pública atuando de forma pedagógica para contribuir com a formação cidadã, trabalhando na compreensão sobre a responsabilidade da sociedade, na prevenção das causas de violências e criminalidade, fazendo com que o morador possa atuar de maneira positiva junto a sua comunidade e o conselho comunitário.

De acordo com a ouvidora-geral do sistema de segurança pública, Elane Belota, o propósito é despertar e educar o cidadão para vivenciarem o artigo 144 da Constituição Federal, onde está prescrito que a segurança pública é dever do Estado, mas também é direito e responsabilidade de todas as pessoas. “É a construção da cultura da paz fazendo a parceria e integração da comunidade e Secretaria de Segurança Pública, objetivando a melhoria da qualidade de vida de todos para o bem comum”, disse Belota.

Além do debate a respeito da Filosofia de Polícia Comunitária, temas como, mobilização Social, planejamento estratégico e relações interpessoais também serão discutidos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 99133-4720.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas