Amazonas Manaus Policial

Policial | Polícia Militar dá prosseguimento ao Ronda Escolar na zona norte de Manaus e já colhe frutos do modelo de policiamento.

Manaus | Quarta-feira (25.04)


O policiamento denominado Ronda Escolar, implantado pelo comandante da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão PM Marcelo Matos, em parte da zona norte de Manaus, tem sido uma das ferramentas de prevenção ao crime naquela região e já colher frutos dentro do que se propõe.

Parte do Programa Escola Segura e Cidadã, o Ronda Escolar tem sido implementado pelo Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, que tem a frente, atualmente, o tenente coronel PM Vinícius, em toda a zona norte de Manaus. Para avançar com este modelo de policiamento, o CPA Norte utiliza as Companhias Interativas Comunitárias subordinadas à unidade, entre elas, a 15ª Cicom. Isso ocorre em parceria com as unidades da rede estadual e municipal de ensino.

O ronda Escola é fruto de uma ação conjunta entre a Polícia Militar e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e tem o objetivo de realizar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas próximas das escolas, nos três turnos de aula, fazendo com que a PM cumpra seu dever constitucional da preservação da ordem pública, bem como proporcionar uma sensação de segurança a comunidade escolar.

O programa Escola Segura e Cidadã tem um plano de execução dividido em dois eixos, sendo o primeiro as ações de policiamento extra muro, ou seja, do lado de fora da escola; e o segundo, com desenvolvimento de atividade intramuros, dentro das unidades escolares. Em sua primeira semana, o Ronda Escolar realizado pelos sargentos PM Paulo Araújo e Sheilla Kelly, da 15ª Cicom, já vem colhendo resultados satisfatórios junto à comunidade escolar.

As atividades do programa, lúdicas e recreativas, além de palestras, que são realizadas nas escolas, vêm quebrando paradigmas e aproximando da Polícia Militar, gestores das escolas, professores, alunos e pais de alunos. Este fato é externado por Maria do Socorro Silva, gestora da Escola Municipal Senador Jefferson Péres, após cerca de 120 estudantes assistirem a uma palestra com o tema cidadania, na manhã da última terça-feira (17/04). O próprio sargento PM Paulo Araújo afirma que muitos gestores e alunos acham interessante a presença do policial no âmbito escolar.

Assim como a palestra sobre Cidadania surtiu efeito positivo, na opinião da gestora da Escola Estadual Jefferson Péres, e de professores, técnicos, alunos e pais de alunos da unidade, outros temas relevantes, e que sejam relacionados com a comunidade escola, podem ser objeto de palestras, como sobre os riscos do envolvimento com drogas, sobre os tipos de violência, e o “bullying”, sempre buscando a interação entre a Polícia Militar e a comunidade, para gerar proximidade entre as duas partes, buscando um “feed back” do trabalho, e visando, sempre, buscar bons e edificantes resultados no patrocínio da segurança.

O comandante da 15ª Cicom, capitão PM Marcelo Matos, assinala a importância da educação para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, assim como a implementação de outras atividades que são previstas neste programa, que representam não somente uma maior eficiência na prestação do serviço de segurança pública nas escolas, mas, um complemento no ensino regular, de modo a contribuir na formação dos futuros cidadãos, abrindo espaço para outros projetos que somarão, positivamente, para os resultados almejados.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMAM

Fonte: Secom

Redação Por Brenda Pinheiro